quarta-feira, 30 de abril de 2014

The Secret of Kells


Foi indicada ao Oscar de melhor animação longa-metragem e que apesar de parecer infantil, no decorrer da trama você vê o quanto ela nos trás conhecimento sobre antigas culturas e costumes entre religiões.

A História

Ela se passa na Europa Medieval na época em que os vikings invadiam e saqueavam as aldeias e reinos. Abbott Cellach, o abade do mosteiro de Kells, constrói uma muralha na tentativa de proteger seu povo. Ele também é tio do protagonista Brendan, um garoto de 12 anos, e sua missão é terminar um livro e mostra-lo ao mundo com a ajuda do mestre Aidan e Aisling, uma garota da floresta, que tem poderes com a natureza, pode se transformar em lobo e viveu por eras. Eles se conhecem enquanto Brendan sai à procura de bagas verdes especiais para poder colorir o livro de Kells. 
Ele descobre e aprende várias coisas fantásticas com a garota da floresta, até passa por perigos ao enfrentar uma serpente chamada Krom para poder pegar o olho de cristal e terminar o livro.

Aisling e Brendan descobrindo a natureza

Mestre Aidan, Brendan e Pangur Ban (o gato)

A animação tem traços leves, cheia de símbolos celtas, ornamentos e cores vivas que me deixou encantada. A trilha foi feita por Bruno Coulais (compositor de trilhas como Coraline e Les Choristes) e a banda irlandesa Kíla. 

 Inspirações celtas



O Livro de Kells

E pra quem não sabe, o Livro de Kells é o mais ilustre representante dos manuscritos em latim e ilustrado com ornamentos conhecido como arte insular e feito por monges celtas por volta de 800 a.C.
É também conhecido como O Grande Evangelho de São Columba e é um dos mais suntuosos manuscritos que restam da Idade Média. Quem quiser ver de perto essa relíquia histórica, ele se encontra na Biblioteca do Trinity College em Dublin.

O manuscrito na animação

O manuscrito real

 Algumas das artes reais do Livro de Kells

Espero que tenham gostado! :)

Todas as imagens foram retiradas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário